This is the first authorial exhibition of Henrique Pontual previously presented to the Pernambuco public at the State Museum of Pernambuco in August 2006. Then in Rio de Janeiro in parallel exhibitions at Villa Risso and at the Federal Justice Cultural Center.
Esta é a primeira exposição autoral de Henrique Pontual apresentada anteriormente ao público pernambucano no Museu do Estado de Pernambuco em agosto de 2006. Depois no rio de Janeiro em exposições paralelas na Villa Risso e no Centro Cultural Justiça Federal.
São 40 fotografias que retratam diversos personagens, desde os mais simples aos mais luxuosos, de um dos carnavais mais charmosos e clássicos do mundo. As fotos em Veneza foram feitas durante o carnaval veneziano de 2005.
A curiosidade e a paixão por máscaras acompanham a carreira de Pontual. Desde que se mudou para o Recife, em 95, em plena época da folia de Momo, o fotógrafo trabalha de formas distintas com esse objeto. No mesmo ano, montou a Casa das Máscaras que funcionou oferecendo oficina de produção de mascaras para crianças da comunidade durante o Carnaval de Olinda. Mas faltava conhecer o ícone maior dessa expressão artística: Veneza.
Decidiu, então, fotografar o rico ‘Carnevale’ daquela cidade.
Por trás das diferenças, um elemento comum: a máscara. Afinal, ela esconde quem a veste ou ajuda a revelar o ser humano? A mostra fotográfica lança a pergunta e deixa que o público responda. Desta forma, a exposição extrapola o estímulo visual, provocando uma relação mais ampla e profunda entre as imagens e quem as vê.